terça-feira, março 01, 2005

do outro mundo 02

Foto de Tatas
TERRA AFECTADA POR EXPLOSÃO ASTRONÓMICA
Esqueça o "Dia da Independência" ou a "Guerra dos Mundos". No passado mês de Dezembro, uma explosão cósmica monstruosa mostrou que a Terra corre maior perigo devido às ameaças reais do espaço do que devido às hipotéticas invasões alienígenas. A explosão de raios-gama, que por breves instantes ofuscou o brilho da Lua Cheia, ocorreu no interior da Via Láctea. Embora à distância de 50 000 anosluz, a explosão teve um efeito disruptivo na ionosfera da Terra. Se esta explosão tivesse ocorrido num raio de 10 anos-luz da Terra, destruiria grande parte da camada de ozono, provocando assim extinções devido ao aumento deradiação. Astronomicamente falando, esta explosão ocorreu no nosso quintal. Se tivesse ocorrido na nossa sala de estar, estaríamos numa "situação complicada"!
Detectada a 27 de Dezembro de 2004, a explosão gigante proveio de uma estrela de neutrões exótica e isolada, no interior da Via Láctea. Este eventoexplosivo foi mais potente do que qualquer outro previamente registado na nossa galáxia. Para ver uma concepção artística da expansão da explosão de raios-gama ocorrida na estrela de neutrões, consulte:
Para os astrónomos, assim como para uma estrela-de-neutrões, este evento poderá ser um daqueles que só ocorrem uma vez na vida. Tinha-se conhecimento de apenas outras duas explosões gigantes nos últimos 35 anos, e o evento do passado mês de Dezembro foi cem vezes mais potente.
Esta erupção foi uma super-super-super espícula solar em termos de energia libertada. Com o auxílio do VLA e de outros três radio-telescópios, a equipa responsável por esta descoberta detectou material ejectado pela explosão à velocidade de três décimos da velocidade da luz. Esta velocidade extrema, juntamente com uma visão próxima do evento, permitiu observar mudanças de brilho numa questão de dias. A descoberta de uma explosão de raios-gama tão próxima como esta, ofereceu aos cientistas uma vantagem enorme, permitindo que estes a estudem com um detalhe nunca antes conseguido. Pode-se de facto observar a estrutura resultante da explosão, e ver a forma como varia de dia para dia. Essa combinação é completamente sem precedentes.
Fonte: Astronovas

1 comentário:

Greg.Osimowicz disse...

This is such a great picture!! The people, the lights, the amazing buildings - it all makes it almost surreal. Then there are the birds adding to the mystical feel of the picture... Beautiful

  • Todas as fotografias expostas têm a permissão dos respectivos autores.
  • Exceptuam-se apenas as fotos da Secção Biografias.
  • O Blografias agradece a todos os autores que participam neste espaço de divulgação de fotografia
  • Optimizado para o IE 7.0 com resoluções de 1280 por 768 ou superiores

    Espaço criado e gerido por Francisco Máximo

    Blografias com luz - 2005-2012