O ser humano sempre teve uma carateristica que, diria, vem desde o berço de Eva. É baseada no principio do menor esforço. Este principio é uma espécie de pau de dois bicos, se por um lado revela inteligência, por outro lado revela uma enorme ingenuidade, para ser simpático no termo.
Vejamos, poderá ser uma atitude inteligente se o Homem arranjar por sua criação métodos que lhe facilitem a vida. A roda é um exemplo paradigmático desta Inteligência. Todavia, este mesmo Homem que revelou sinais de inteligência invulgar, é o mesmo que se deixa cair no caminho do menor esforço baseado na promessa fácil: dá-me um milagre e eu serei teu devoto.
Há pouco tempo, uma empresa norte americana prometia um milagre a troco de muito pouco para cada individuo, mas uma enorme fortuna para eles: o milagre do equilíbrio das energias no nosso corpo, seja lá o que isso for, a troco de uns dólares, dizendo que com aquelas pulseirinhas milagrosas conseguiríamos o melhor de nós próprios porque tínhamos os fluxos energéticos do nosso corpo equilibrados.
E assim, sem mais, prometiam uma espécie de el dorado interior. O negócio cresceu, floresceu, franchisou-se por todo o mundo e a empresa associou-se a causas nobres para ter um ar totalmente filantropo ao olhos da opinião publica. Eles viviam mesmo para o nosso bem estar, arranjavam-nos umas pulseirinhas milagrosas, tratavam de todos os nossos achaques e ainda tratavam das criancinhas com cancro através de donativos altruístas pagos com o dinheiro de quem acredita na promessa fácil.
Mais tarde, em Dezembro do ano passado a empresa Power Balance fez um comunicado refente à pulseira, admitindo que “as nossas alegações sobre o artigo não têm base científica e que por isso incorremos numa conduta enganosa”. Arriscam a falência com o pedido de indemnizações dos outrora crentes e agora inquisidores.
Não sei o que me faz mais incómodo, se um bando de vendedores de banha da cobra, se um bando de gente acéfala e acrítica que come tudo o que lhes dizem.
Há, no entanto, sinais que me descansam relativamente a toda esta crendice, são os sinais quânticos que nos chegam de toda a parte e que nos equilibram com o universo.
Sem comentários:
Enviar um comentário