Esta foto representa uma tradição, no meu ponto de vista absurda, denominada por mim tratamento de choque. Explico:
A cena passa-se numa pequena localidade no litoral norte de Portugal, chamada S. Bartolomeu do Mar. Esta cena faz parte de uma tradição anual chamada o "banho santo". Sintetitcamente pretende ser uma terapia de choque e que visa tirar os "demónios" das pessoas, em particular das crianças. Vi esta cena repetidamente com crianças. Confesso a minha admiração com gente que parece ser adulta. Basicamente, a tradição consiste em exorcizar os demónios das crianças mergulhando-as violentamente nas águas frias e revoltosas da região de forma a prepará-las para o futuro. A terapia é particularmente aconselhada para casos de gaguez, timidez ou outras "ezes" consideradas fraquezas da personalidade. O efeito, na minha opinião, é que se os "tais demónios" foram eventualmente exorcizados, outros se instalarão permanentemente e serão factores desestruturantes dos individuos sujeitos a tais tratamentos.
Esta terapia, noutro plano, lembra-me a terapia que a classe política ocidental, sublinho ocidental, está a impor aos seus povos para exorcizarem os deficites criados por um capitalismo desenfreado que está a conduzir todo o tecido social ocidental à beira da ruptura.
Pergunto-me, com a preocupação de quem tem descendentes, quais serão as consequências sociais futuras destas terapias.
2 comentários:
bela foto esta!
Digo isto não só pelo excelente preto e branco e pela sua definição, mas tb pela perspectiva escolhida.
Parabéns!
A fotografia está excelente.
Se chamam a isto tratamento de choque é porque as mentalidades não mudaram e no fim, nesta era das tecnologias, os costumes continuam bárbaros.
É para isto que servem os fotógrafos denunciar situações tão estúpidas como esta e outras iguais ou piores.
Parabéns por o fazer.
Enviar um comentário