Fotografia de António Silva (Agência Lusa)
Está a decorrer em Maputo uma iniciativa inédita em Moçambique. Um planetário insuflável está a ser utilizado para dinamizar a Astronomia em Maputo. O público-alvo são os alunos e professores da Escola Portuguesa de Moçambique e de duas escolas públicas moçambicanas, a Josina Machel e a Francisco Manyanga. No total, mais de mil alunos serão abrangidos por esta atividade.
Esta iniciativa, no âmbito do projeto "O céu nas nossas mãos" resultou de uma parceria da Escola Portuguesa de Moçambique, do Centro de Ciência Viva de Sintra e teve a colaboração e o apadrinhamento do Ministério de Educação de Moçambique, que se fez representar ao mais alto nível.
A sessão de abertura foi amplamente difundida nos principais órgãos de comunicação social de Moçambique, jornais e televisões. Os ecos desta iniciativa propagaram-se também a Portugal através da RTP África, da agência Lusa e do site do Pavilhão do Conhecimento de Lisboa.
O mais gratificante, foi a reação dos alunos às sessões exibidas. No fina de cada sessão, maravilhados com a experiência, tinham sede de beber conhecimento, colocando sempre muitas perguntas, muitas verdadeiramente surpreendentes. A expressão que um dos alunos moçambicanos utilizou e que ficará na memória desta iniciativa foi, quando estava dento do planetário e perguntado se já tinha visto um planetário antes, ele respondeu: "Sim, nos meus sonhos..."
1 comentário:
شركة مكافحة حشرات بالرياض
شركة مكافحة حشرات بالخرج
شركة عزل اسطح بجدة
شركة عزل اسطح بحائل
شركة عزل اسطح بابها
شركة عزل اسطح بخميس مشيط
شركة تسليك مجارى بالاحساء
شركة نقل عفش بالدمام
شركة عزل اسطح بجازان
Enviar um comentário