No interior da fortaleza de S. João, para além de obras de restauro encontram-se as oficinas dos artesãos de "prata" do Ibo. Aqui, eles realizam uma operação de "estender" o fio. O fio metálico inicialmente de uma determinada espessura vai passando sistematicamente por aquela máquina com calhas de diametros cada vez mais pequenos até que o fio sai completamente filiforme para depois ser trabalhado pelos artesãos. Uma operação que demora cerca de 10 minutos de esforço suado para um cabo de 5 metros.
Quando lá estava, lembrei-me que deveria haver uma máquina assim para os gordos "magnatas" dos lucros pornográficos que originaram esta crise financeira mundial. Depois de passarem por este processo talvez fossem perdendo gradualmente a ganância e ganhando um pouco mais de ética.
quarta-feira, outubro 29, 2008
Modos de Vida 22
Etiquetas:
Francisco Máximo
sábado, outubro 25, 2008
Ambiências 44
Uma das principais fontes de receita da ilha de Ibo ( arquipélago das Quirimbas ) é o artesanato. Os artesãos feitos de paciência e arte, realizam trabalhos riquissimos de bijuteria. Um dos locais de fabrico e venda deste artesanato é precisamente na fortaleza de S. João, um forte português construído no séc. XVIII e que mais tarde serviu de prisão política nos tempos da PIDE.
A bijuteria feita em rendilhada em metal fino é depois sujeita a um tratamento para ficar brilhante. Daí que seja chamada a prata de Ibo.
Esta bijuteria está a ser exportada para Portugal e Itália e vendida em lojas de comércio justo. Por um lado é uma forma de aumentar a oferta de países oriundos de língua portuguesa no comércio justo e por outro apoia estas famílias no acesso à educação dos filhos.
Etiquetas:
Francisco Máximo
quinta-feira, outubro 23, 2008
Retratos 29
Esta semana tive o privilégio de poder visitar Pemba e o arquipélago das Quirimbas. Fiquei fascinado com a beleza natural desta região de Moçambique, dois ex-libris deste país.
O mar, os vastos e densos mangais, as florestas recheadas de embondeiros são verdadeiramente soberbos.
Mas, para mim, a pérola destes lugares magníficos é o povo macua. Um povo hospitaleiro, sorridente e feliz com a harmonia da natureza envolvente. Um povo cheio de misticismo e sabedoria.
Dizem eles, "tende o coração em paz como o camaleão ao apanhar as vespas" ou "a paciência é amarga mas o seu fruto é doce".
Apaixonei-me!
Etiquetas:
Francisco Máximo
domingo, outubro 12, 2008
Pele 26
Foto de Francisco Máximo
I'm so tired of playing,
Playing with this bow and arrow,
Gonna give my heart away,
Leave it to the other girls to play,
For I've been a temptress too long.
Hmm just,
Give me a reason to love you,
Give me a reason to be,
A woman,
I just wanna be a woman.
From this time, unchained,
We’re all looking at a different picture,
Through this new frame of mind,
A thousand flowers could bloom,
Move over, and give us some room.
Yeah,
Give me a reason to love you,
Give me a reason to be,
A woman,
I just want to be a woman.
So don't you stop, being a man,
Just take a little look from our side when you can,
Show a little tenderness,
No matter if you cry.
Give me a reason to love you,
Give me a reason to be,
A woman,
It's all I wanna be is all woman.
For this is the beginning of forever and ever,
It's time to move over ,
So I want to be.
Hmm just,
Give me a reason to love you.
Portishead, Glory Box.
Etiquetas:
Francisco Máximo
Subscrever:
Mensagens (Atom)