terça-feira, março 22, 2011

Social 29



Esta foto representa uma tradição, no meu ponto de vista absurda, denominada por mim tratamento de choque. Explico:
A cena passa-se numa pequena localidade no litoral norte de Portugal, chamada S. Bartolomeu do Mar. Esta cena faz parte de uma tradição anual chamada o "banho santo". Sintetitcamente pretende ser uma terapia de choque e que visa tirar os "demónios" das pessoas, em particular das crianças. Vi esta cena repetidamente com crianças. Confesso a minha admiração com gente que parece ser adulta. Basicamente, a tradição consiste em exorcizar os demónios das crianças mergulhando-as violentamente nas águas frias e revoltosas da região de forma a prepará-las para o futuro. A terapia é particularmente aconselhada para casos de gaguez, timidez ou outras "ezes" consideradas fraquezas da personalidade. O efeito, na minha opinião, é que se os "tais demónios" foram eventualmente exorcizados, outros se instalarão permanentemente e serão factores desestruturantes dos individuos sujeitos a tais tratamentos.
Esta terapia, noutro plano, lembra-me a terapia que a classe política ocidental, sublinho ocidental, está a impor aos seus povos para exorcizarem os deficites criados por um capitalismo desenfreado que está a conduzir todo o tecido social ocidental à beira da ruptura.
Pergunto-me, com a preocupação de quem tem descendentes, quais serão as consequências sociais futuras destas terapias.


terça-feira, março 08, 2011

Social 28



As últimas semanas mostraram ao mundo que o poder não é perpétuo e que pode cair por vontade popular. Estas revoluções de rua, convocadas na net, mostram que o mundo está em transformação nas formas de mobilização e de organização da contestação.
Não duvido que no futuro surgam teses de doutoramento sobre o impacto das redes sociais na definição da política de uma nação ou outros títulos afins.
Todavia, será com toda a certeza interessante confrontar a eficácia da organização espontânea e popular contra os regimes autoritários ou ditatoriais versus a eficácia dos mesmas em regimes democráticos, onde o "inimigo" é aparentemente invisível e difuso.
De qualquer forma, e independentemente do rosto do "inimigo" ao bem estar dos povos, estas últimas semanas evidenciam que as revoluções de rua são, não só possiveis, como eficazes.
Outra questão, mais séria, que se coloca imediatamente a seguir a uma revolução é saber quem se perfila no poder vindouro: O poder sombra, sempre poderoso, que nunca deu a cara e que aproveita e manipula as jogadas genuinas dos peões para dar xeque, ou o poder espontâneo e genuíno dos povos?
A História mostrou-nos que o caminho faz-se caminhando, a matemática e a física também nos mostraram que todos os caminhos vão, ao fim de algum tempo, dar ao mesmo lugar. Seja como for, o futuro constrói-se, o futuro passa por todos nós, aqui e agora.
  • Todas as fotografias expostas têm a permissão dos respectivos autores.
  • Exceptuam-se apenas as fotos da Secção Biografias.
  • O Blografias agradece a todos os autores que participam neste espaço de divulgação de fotografia
  • Optimizado para o IE 7.0 com resoluções de 1280 por 768 ou superiores

    Espaço criado e gerido por Francisco Máximo

    Blografias com luz - 2005-2012