sexta-feira, março 28, 2008

Séries 21



"apetece-me estar sozinha de mim" dizia ela num tom, que imagino, de profunda canseira e descrença na espécie humana.


"Eu sou o resultado de meus próprios actos, herdeiro de meus próprios actos, qualquer acto que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei." dizia o Buda.
E a casa de chá no Tibete? e o Canadá?

quarta-feira, março 19, 2008

segunda-feira, março 17, 2008

Modos de Vida 21



Neste país tive a oportunidade única de experienciar emoções fortíssimas, da terra que se dá virgem a quem a quiser apreciar, das pessoas hospitaleiras, amigas e generosas e do mar, salgado, quente e rico. É neste turbilhão de emoções que me encontro em plena harmonia e apaixonado pela vida.
Mas a vida prega partidas, sobretudo neste lugar onde tudo acontece, parece que devagar, mas a um ritmo alucinante, a vida e a morte. E é a morte que ensombrou mais uma vez o meu dia e infelizmente de forma mais brutal a gente que quero bem. Porque não me quero esquecer deste dia, porque não me quero esquecer destas pessoas, porque a amizade cresce, a vida vive-se e a morte espreita. As portas abrem-se e fecham-se, os sentimentos permanecem.

terça-feira, março 11, 2008

Intimidades 16

Cascata de Morumbodzi, Moçambique
Bom, a foto não é de nenhum português, é de um zimbabuéano chamado Grant Norvall, mas hoje abre-se uma excepção, tudo porque ele e mais uns quantos e quantas almas também se incluem num poema que encantou uma alma mais sensível do grupo.

Para ela, para todos os que partiram e que irão partir:

"True friendship transcends alienation and intimacy.
Between meeting and not meeting, there is no difference.
On the old plum tree, fully blossomed,
The southern branch owns the whole spring,
As does the northern branch."

sexta-feira, março 07, 2008

Modos de Vida 20


As principais cidades moçambicanas, com destaque para Maputo, apresentam "desigualdades crescentes" entre os ricos e pobres do que pode resultar instabilidade política, aponta um estudo independente norueguês.

A pesquisa a que a Agência Lusa teve acesso, realizada pelo Chr. Michelsen Institute (CMI), um instituto independente para a pesquisa sobre o desenvolvimento e políticas internacionais, refere que, entre 1997 e 2003, o poder de compra da população rica residente em Maputo aumentou 28 por cento, enquanto o grupo de desfavorecidos registou uma perda da ordem dos 13 por cento.
"As questões relacionadas com a pobreza urbana têm recebido pouca atenção em Moçambique, embora a taxa de pobreza urbana seja elevada e a desigualdade urbana esteja a subir. Nos bairros de Maputo, o desemprego, criminalidade e altos custos da alimentação, habitação e terra inibem os pobres de converterem o progresso na educação e saúde em rendimento e consumo melhorados", começa por referir o estudo.

E prossegue: "Num contexto onde o dinheiro é uma parte integrante da maioria das relações sociais, os mais destituídos tornam-se marginalizados sem ninguém a quem recorrer. A subida da pobreza urbana e desigualdade em Maputo causam também um impacto adverso nas relações vitais urbano-rurais, e podem pôr em perigo a estabilidade política".

"O largo número de jovens educados, mas desempregados e frustrados nos bairros e que estão impossibilitados de ter uma vida moderna urbana, pode pôr em perigo a estabilidade política actual", alerta o estudo.

Por momentos pensei estar a ler uma notícia de um estudo sobre Portugal...



  • Todas as fotografias expostas têm a permissão dos respectivos autores.
  • Exceptuam-se apenas as fotos da Secção Biografias.
  • O Blografias agradece a todos os autores que participam neste espaço de divulgação de fotografia
  • Optimizado para o IE 7.0 com resoluções de 1280 por 768 ou superiores

    Espaço criado e gerido por Francisco Máximo

    Blografias com luz - 2005-2012